O Google Chrome é o navegador mais utilizado para navegar na Internet, por isso é um dos aplicativos que não costuma faltar tanto no computador quanto no celular da maioria dos usuários.
Para visitar qualquer página da web, basta digitar seu nome na barra de endereços do Google que também é o buscador mais utilizado, no entanto, é provável que em alguma ocasião queiramos bloquear o acesso a uma ou mais páginas da web do nosso navegador, mas como bloquear sites impróprios? Vamos lá.
Como bloquear sites impróprios no Google?
Através das configurações do próprio navegador podemos tentar bloquear um site, mas as opções oferecidas são mínimas. Por isso, usar ferramentas de terceiros é mais efetivo.
A verdade é que, a partir das configurações do navegador, podemos tentar bloquear um site no Chrome. Para fazer isso, a primeira coisa que precisamos fazer é abrir uma janela do navegador e, no botão de menu, acessar as configurações.
Bloquear sites impróprios no Google através do navegador
Para bloquear sites impróprios no Google através do próprio navegador Chrome, basta seguir seguintes passos:
- Abrimos nosso navegador Google Chrome no Google
- Tocamos os três pontos no canto superior direito
- Abrimos a seção Configuração
- Vamos para “Privacidade e segurança”
- Abrimos a seção «Configuração de sites»
O que podemos fazer a partir daí para restringir o acesso a um site no Chrome é adicionar o nome desse site em ambas as opções. Desta forma, estaremos dizendo ao navegador para bloquear a execução do código JavaScript daquele site, bem como o carregamento de suas imagens.
Para fazer isso, inserimos JavaScript e na seção Bloco clique em Adicionar e escrevemos o endereço da web que queremos bloquear. Também temos que fazer o mesmo na opção de imagens e, dessa forma, tentaremos fazer com que o Chrome bloqueie o carregamento da página restringindo o uso de Javascript e o download de imagens.
Em alguns sites o bloqueio pode ser mais eficaz do que em outros, por isso não é uma opção altamente recomendada quando queremos impedir a entrada em um site específico no navegador do Google.
Bloquear sites impróprios no Google através do Controle dos pais do Windows
O controle dos pais do Windows também nos permite bloquear páginas da web. Devemos seguir alguns passos para criar uma família adicionando nossa conta pessoal da Microsoft junto com a dos menores que vão usar o computador. Depois de criar a conta, podemos acessar o perfil “filho” na seção família do site Microsoft.
- Abrimos as configurações do Windows
- Vamos para a seção “Contas” no menu de configuração
- Nós olhamos no menu à esquerda da tela
- Escolhemos “Família e outros usuários”
- Garantimos que nosso e-mail seja adicionado a “Sua família”
Uma vez dentro, podemos gerenciar todos os limites possíveis para que o menino ou a menina não acesse determinados sites. Abrimos o controle ou perfil do menino ou menina e poderemos gerenciar horários, definir horários e limites a cada dia, mas também configurar filtros para sites permitidos.
Podemos adicionar sites bloqueados na seção “configurar filtro”. Isso permitirá que as crianças acessem a Internet apenas pelo Microsoft Edge, mesmo que você tenha o Chrome disponível no computador. Ele não bloqueia diretamente páginas no Chrome, mas bloqueia sites globalmente no navegador para que eles não possam ser acessados de forma alguma. Também podemos tocar no filtro automático que protege contra “conteúdo adulto na web”
Bloquear sites impróprios no Google através de extensões especializadas
Uma das principais vantagens de usar o Chrome é o número de extensões que podemos instalar no navegador do Google para adicionar certas funções a ele. Nesse sentido, na Chrome Web Store podemos encontrar certas extensões que foram desenvolvidas para bloquear facilmente um site no Chrome.
Extensões são programas que instalamos no navegador e que adicionam uma série de funções.
Nesse caso, o que eles fazem é bloquear páginas que filtramos por algum motivo. Ou porque eles não são sites seguros e as extensões nos protegem ou simplesmente porque não queremos que nossos filhos os usem.
Por esse motivo, falaremos sobre algumas opções interessantes, dependendo do que você precisa especificamente.
Bloquear sites impróprios no Google através do BlockSite
Um dos mais populares é o BlockSite, que podemos adicionar ao nosso navegador. Uma vez instalado no Chrome, tudo o que precisamos fazer para bloquear um site no navegador é visitar essa página e clicar no ícone da extensão ao lado da barra de endereços.
A partir desse momento, se tentarmos acessar aquela página, será exibida uma mensagem no navegador indicando que o site não pôde ser carregado.
Conclusão
Com todas essas opções agora ficou mais fácil bloquear sites impróprios no Google, não é mesmo? Utilize todas as nossas dicas e fique seguro de que em seu navegador não vai ser aberto nenhum tipo de site impróprio, muitos benefícios, não só para você, mas para toda a sua família.