Ser microempreendedor individual (MEI) é uma ótima opção para quem quer empreender, mas não tem condições de abrir uma empresa. O MEI é um empresário que trabalha por conta própria e fatura até R$81.000,00 por ano.
Para ser MEI, o empreendedor precisa se cadastrar na Junta Comercial da sua cidade e escolher uma das atividades permitidas pelo Governo Federal. O MEI também precisa ter um CNPJ e emitir notas fiscais para os seus clientes.
O artigo “Como ser microempreendedor individual (MEI)” irá ensinar o leitor como se cadastrar como MEI, quais são as vantagens de ser um microempreendedor individual e quais são as atividades permitidas pelo Governo Federal.
Vantagens de ser MEI
Ser MEI traz diversas vantagens ao empreendedor, como a simplificação na hora de abrir o negócio, benefícios fiscais, acesso a crédito e linhas de financiamento específicas para MEIs, ter seguro-desemprego, além de poder contratar um funcionário.
Como se cadastrar como MEI
Se você deseja se tornar um microempreendedor individual, o primeiro passo é se cadastrar como MEI junto à Receita Federal. Para isso, você deve acessar o site do Portal do Empreendedor e preencher o formulário de inscrição.
Você precisará informar os seus dados pessoais, endereço, CPF, data de nascimento e outros dados solicitados. Além disso, também será necessário escolher uma atividade econômica para o seu negócio.
Após preencher todos os dados solicitados, basta enviar o formulário e aguardar a confirmação da sua inscrição.

Atividades permitidas para ser MEI
Para se tornar MEI, é preciso seguir alguns passos e cumprir alguns requisitos de atividades permitidas para MEI:
– Comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo;
– Prestação de serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure;
– Comércio varejista de produtos farmacêuticos;
– Confecção sob encomenda de roupas íntimas, festas e outros artigos do vestuário;
– Fabricação artesanal de bijuterias, brinquedos e outros artigos de uso pessoal e doméstico;
– Comércio varejista não especializado de produtos novos;
– Lavanderia e tinturaria; prestação de serviço de assistência técnica em informática e manutenção/conserto de equipamentos eletrônicos, entre outras.
Como escolher a profissão correta?
A verdade é que ninguém pode prever o futuro, mas podemos olhar para as profissões em alta e tendências atuais para tentar identificar quais áreas estão crescendo e oferecendo mais oportunidades.
Procure a opinião de especialistas da área que você pretende entrar, entenda os pontos positivos e negativos e quais os desafios que você enfrentará.
Assim você estará mais preparado e poderá montar um plano de negócio eficaz.