O que são podcasts? Se você é proprietário de uma empresa, os podcasts podem ser uma ótima maneira de se conectar com seus ouvintes e clientes em potencial. Graças a um podcast eles podem ouvir suas palavras, ouvir sua voz, e isso ajuda imensamente a humanizar seu relacionamento.
É claro que o conteúdo escrito não pode ter o mesmo efeito. Além disso, oferecer ao seu público maneiras diferentes de interagir com você e sua marca só pode trazer benefícios. O podcast também ajuda você a construir uma reputação e lhe dá uma sensação de autoridade dentro do seu nicho.
- Leia também: 11 Passos sobre Como Ganhar Dinheiro com Blog!
Você pode usar o podcast para direcionar o tráfego para seu site online, graças aos backlinks que você pode colocar em diretórios e graças à capacidade de convidar diretamente seus ouvintes a visitar seu site no final de cada episódio. Leia conosco e descubra o que são podcasts, vamos lá!
O que são podcasts?
Mas afinal, o que são podcasts? Qual a definição? Se você está se perguntando o que são podcasts, a resposta é bem simples. São gravações de áudio de uma discussão sobre um determinado tópico, como negócios ou viagens. Você pode encontrá-los no iTunes ou Spotify, ou em sites independentes.
Eles são um meio de comunicação particularmente dinâmico e podem ser a maneira perfeita de compartilhar suas pérolas de sabedoria com seus ouvintes.
Você não precisa fazer grandes investimentos ou ter habilidades técnicas para saber como fazer um podcast. Neste artigo, você encontrará um guia passo a passo sobre o significado do podcast e quais são os principais tipos que você pode escolher para seu site na web. Então, continue lendo conosco para maiores detalhes.
O que significa podcast?
Mas, o que significa podcast? É uma forma de áudio transmitida pela web. Você pode ouvi-los em movimento, a caminho do escritório ou até mesmo enquanto trabalha. É um meio de comunicação que não requer toda a atenção do seu mercado-alvo, e nisso difere de um vídeo ou um post de blog.
O podcast está em constante crescimento, mesmo no mercado brasileiro que já possui centenas deles: à medida que os ouvintes aumentam, mais e mais empreendedores começam a perceber seu potencial. É por isso que, se você está se perguntando como fazer um podcast, primeiro você precisa decidir que tipo de podcast deseja criar. Continue lendo conosco para maiores detalhes sobre os tipos de podcasts!
Quais são os tipos de podcast?
1. O podcast com entrevistas
Esse estilo é onde um ou dois apresentadores entrevistam convidados diferentes em cada episódio. Este é um formato popular porque não requer muito trabalho em segundo plano.
A preparação geralmente inclui encontrar o sujeito a ser entrevistado e elaborar uma lista de perguntas a serem feitas. Claro, você precisará de algumas habilidades para criar um podcast desse tipo, como fazer com que os convidados participem, saber como entrevistar e ser capaz de produzir episódios regularmente.
2. O podcast pessoal
Se você está se perguntando “que tipo de podcasts eu poderia fazer?”, esse pode ser um dos melhores formatos. Eles são tipicamente apresentados como um monólogo, com um único indivíduo (neste caso você) comandando o show.
O conteúdo para podcasts pessoais pode ser baseado em sua própria opinião, notícias, formato de perguntas e respostas ou qualquer outro estilo que só possa ser transmitido por uma pessoa. Do ponto de vista técnico, esse é um formato fácil de produzir, porque você só precisa da sua voz, saber fazer um podcast e ter um assunto para falar.
3. O podcast com vários apresentadores
Esse tipo de programa tem dois ou mais apresentadores, o que pode ajudar a tornar o programa mais dinâmico do que um podcast apresentado por um único usuário. Se você pesquisou como fazer um podcast e tem um parceiro de negócios, essa pode ser a escolha perfeita.
Programas com vários apresentadores oferecem discussões com opiniões e perspectivas diferentes, o que pode trazer mais valor de entretenimento para ouvintes que gostam de ouvir conversas e debates em vez de uma única pessoa falando. Também cria menos pressão para que os criadores mantenham o público engajado e interessado, pois há mais pessoas e mais ideias.
Claro, você não precisa se limitar a um desses formatos. Sinta-se à vontade para combinar estilos diferentes para criar um podcast que represente você e o ajude a se destacar da multidão.
Este foi o nosso guia sobre o que são podcasts. Lembre-se de integrá-los a sua página na web caso queira ter ainda mais visitas em seu programa de áudio. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, comente abaixo que vamos ajudar você. Até a próxima!