Está pensando em investir em Bitcoin? Quer saber se é um investimento seguro? Não sabe como começar a investir nessa criptomoeda? Saiba isso e muito mais neste artigo!
Se chegou até este artigo, provavelmente, está querendo saber mais sobre o Bitcoin, que além de ser a primeira criptomoeda descentralizada do mundo, é considerada uma das maiores revoluções do mercado financeiro.
Embora seja um investimento considerado de alto risco, por conta de toda a sua volatilidade, é também visto como o investimento do futuro, tanto que vem chamando, cada vez mais, a atenção dos maiores investidores do mercado.
Mas, até por ser relativamente muito novo, esse é um tipo de investimento que pede muita cautela, monitoramento, análise e conhecimento, justamente, por conta de sua alta volatilidade.
O que é Bitcoin?
Antes mesmo de saber como investir em Bitcoin, é preciso conhecer melhor essa moeda digital, a qual permite fazer transações online, sem a necessidade de intermediários.
É preciso entender a importância do Bitcoin, que desde que surgiu, em 2009, vem revolucionando o mercado, e isso por conta da tecnologia por trás dessa moeda, a blockchain, que promete muito mais segurança nas transações.
Basicamente, a tecnologia blockchain é um grande banco de dados compartilhado, o qual registra todas as transações dos usuários. Esses dados são imutáveis, ou seja, cada transferência validada e registrada, é eterna e não pode ser alterada.
Atualmente, além de poder realizar pagamentos, o Bitcoin também se destaca como uma ótima opção de investimento, já que é possível comprar o Bitcoin por determinado valor e esperar sua valorização, lucrando sobre o valor inicial.

Riscos de investir em Bitcoin
Está em busca de um investimento que possibilite uma supervalorização acima do mercado? Então, investir em Bitcoin pode ser o que procura, porém, por sua volatilidade, antes de investir nessa moeda, é preciso pesquisar e conhecer melhor esse mercado.
Por se tratar de uma criptomoeda negociada mundialmente, 24 horas por dia, é enorme a possibilidade de oscilações em um único dia, por isso, é preciso estar em constante monitoramento e preparado para sua volatilidade.
Outro grande risco é tentar fazer transações “peer-to-peer” (de pessoa para pessoa), ou seja, comprar Bitcoin diretamente de um outro investidor como você, que esteja querendo se desfazer de suas moedas. No caso de não conhecer a pessoa, isso pode ser de enorme risco.
Mas, existe uma forma de, se não resolver, ao menos, diminuir muito as chances de correr riscos ao investir em Bitcoin, que é escolhendo uma boa Exchange.
Exchange é o nome dado à corretora de criptomoedas, que vai oferecer o suporte e intermediar as transações. Isso sem falar que, ao contar com uma boa Exchange, poderá ver a cotação das principais moedas, conhecer as que estão fazendo muito sucesso no momento, como a Dogecoin ou Shiba inu coin, por exemplo, enfim, um espaço onde poderá se manter informado sobre esse mercado.
Afinal, vale a pena investir em Bitcoin?
Embora seja um mercado muito novo, não há dúvidas de que as criptomoedas representam um investimento futuro.
No entanto, por toda a sua volatilidade e dinâmica, é fundamental, antes de começar a investir, procurar se informar ao máximo, pesquisar, estudar esse mercado. E então, escolher uma boa plataforma, ou Exchange, que tenha nome e seja confiável. Nós aqui indicamos a KuCoin, com a qual contará com um suporte 24 horas por dia.
No mais, o Bitcoin, assim como, outras criptomoedas, podem ter uma rentabilidade inacreditável, sendo assim, se o seu perfil de investidor for suscetível a riscos, sem dúvida, a resposta é SIM, vale a pena investir em Bitcoin.