A pulpite é uma inflamação na polpa do dente, ou seja, a famosa dor de dente por canal.
Ela se instala através de uma cárie, uma fratura, ou seja, o contato físico microbiano dentro desse sistema vascular, e lá dentro possui diversas artérias, e um nervo que está responsável pela sensibilidade do dente.
Quando essa contaminação chega até a polpa do dente, o dente começa a ter uma permeabilidade vascular muito grande e ele começa a doer.
Geralmente, tem início congelado e quente, podendo vir até uma dor persistente, que mesmo com o remédio não é o suficiente.
Isso é um sinal muito claro que deve procurar um dentista, uma vez que ele foi acionado, ele fará alguns testes e esses testes irão direcionar se é pulpite mesmo ou não.
Se for diagnosticado com uma pulpite irreversível, será necessário o tratamento endodôntico, de canal, o tratamento será feito com a utilização da anestesia, fazendo uma limpeza interna dos dentes.
O dentista irá orientar se será necessário a restauração ou a utilização de uma prótese dentária.
Como saber se a cárie já está no estágio avançado, no ponto de causar a pulpite?
O primeiro passo é identificar o estado pulpar na sensibilidade ao frio ou substâncias quentes.
Se é o caso do paciente apresentar dor um pouco mais exacerbada a este teste frio mas que ainda assim passa rapidamente, isso é indicativo de uma situação reversível que ainda não precisa de canal.
Caso a dor persista após algum tempo da remoção do estímulo, a cárie do dente já se encontra em estado irreversível e pode ser recomendado imediatamente o tratamento endodôntico ou até mesmo a utilização de implante dentário.
O segundo passo seria observar qual é o espaço entre a lesão de cárie e a câmara pulpar, sendo o seu dentista que irá observar após a remoção do tecido cariado se essa distância estiver no limite, e uma cavidade profunda, ele irá passar por um terceiro passo.
Esse terceiro passo é realizar a remoção de tecido cariado para ver se ocorre a exposição poupar ou muita proximidade e se for este o caso haverá necessidade do canal.
Em algumas situações, após o tratamento de canal com acúmulo de sangue, o dente pode ficar um pouco amarelado e para manter a estética o paciente deverá buscar sobre preço clareamento dental.
Como diminuir a dor causada pela pulpite?
O tratamento que será efetuado, um objetivo deixar o dente totalmente sem dor nenhuma, mas em algumas situações os médicos podem fazer a prescrição de alguns remédios ou medicamentos, como:
- Analgésicos;
- Anti-inflamatório;
- Antibiótico;
- Cremes dentais anti sensibilidade.
Relembrar que todo um medicamento deve somente ser utilizado após a prescrição do especialista, e eles podem auxiliar durante o tratamento evitando com que o paciente sinta dor e combata essa bactéria.
Mas a dor do paciente só irá passar por completo, quando fizer a limpeza do canal do dente, esse tratamento será indicado pelo especialista, E saberá qual é a melhor forma.

Quais são os melhores métodos para tratar um dente inflamado?
Nesse tratamento, o dentista acessa o interior do dente, logicamente com anestesia local, e faz a remoção dos restos da polpa dentária limpando todo o espaço selando com o material biologicamente compatível que é chamado de obturação.
Depois disso, a tendência é que o paciente não tenha mais dor, e que o dente fique assintomático. O tratamento de canal é fundamental para manter o dente na boca, mantendo a mastigação estável, e assim, proporcionando uma excelente qualidade de vida.
Em algumas situações, pode ser que o paciente tenha a necessidade de realizar o implante dental, mas tudo isso irá depender do que o dentista irá recomendá-lo, por isso é muito importante ter o acompanhamento do profissional.
Se você observar uma dor de dente desta forma, é importante não fugir do dentista, procure um tratamento adequado, que você terá a sua vida normal, tranquila, sem dor e de qualidade.
Vale ressaltar que por muitas vezes após o canal, o dente tem uma mudança na sua coloração, e o paciente poderá optar por tratamento de facetas, onde conseguirá ver os resultados das facetas de porcelanas antes de depois, entrará muitos benefícios estéticos, trazendo de volta a pigmentação natural.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.